"As infâncias são concebidas em diversas realidades, e, portanto não enquadram-se em polaridades binárias, as boas e as más, ricas e pobres, repetidoras de palavras obscenas ou queridas e educadas!...esses são os repertórios que as crianças nos trazem e nos mostram: olha a forma como eu brinco, falo e me expresso relata o que eu sei da vida !!!
Repertórios são a bagagem emocional, cognitiva e neuronal que cada criança demonstra nas suas falas,birras,brigas, gestos,respostas,produções e brincadeiras.E, como nos ensina Wallon o desenvolvimento não é linear,
é descontínuo e novas estruturas podem estarem sendo elaboradas internamente a partir de regressões, avanços, tudo é o processo de desen- volvimento. A criança é essa complexidade e a sua infância faz parte de um contexto psicológico,cultural e social onde ela está inserida.Suas ações advém deste contexto,por isso que a sala de aula é rica de possibilidades porque podemos criar nela um ambiente baseado em regras justas,encantador e desafiador para um grupo de crianças,ensina-se posturas de respeito e ética frente às situações e dá-se suporte para criança funcionar assim, é autorizar às crianças proclamar-se seus gostos, conhecimentos,medos, seus sentimentos.
É na relação que o ser humano aprende e amplia seus repertórios como nos diz Vigotsky, a riqueza das interações depende do ambiente e do que está sendo vivido, por isso planejar para crianças sempre têm que envolver registros que eles participem,desenhem,componham juntos. Os adultos que assistem as crianças devem ouvir: Olha o que eu sei da vida até agora é isso,mas posso aprender mais!É claro que alguns casos precisarão de acompanhamentos, seja da fonoaudiologia,psicologia,psiquiatria,mas a riqueza das interações em sala favorece muito o processo de cura e desaparecimento de sintomas que não são comprometedores.Assim como uma relação próxima a essas famílias,favorece a qualidade dos vínculos, reuniões com o serviço de pedagogia da Escola ao invés de continuadas queixas são posturas essenciais.
É claro que alguma família precisará de uma ajuda terapeutica para assumir determinadas posturas com a criança, porém essa proximidade com a Escola estabelece um canal de comunicação, com ajuda de profissionais que assistem esta família.
As possibilidades da criança aprender são ínfimas e novos repertórios podem se criar.É na relação que a criança pode melhorar,ampliar o que já sabe por isso nunca se usa rótulos: só podia ser tu!
Precisamos estar prontos a ousar e ter clareza que somos os incentivadores desses novos repertórios e aí poderá surgir ,ou até mesmo, persistir em quem já tenha o gosto pelos conhecimentos, do prazer em conviver em grupo, de ter amigos, de respeitar e ser respeitado.Somos incentivadores, limitadores e educadores desta infância. É preciso conviver com respeito e ética frente a diversidade para dar exemplo,ser firme e ter prazer em estar junto para criar coisas bonitas.
A beleza presente na composição do ambiente associado ao prazer de estar em grupo trazem ludicidade e alegria ao bem viver.Por isso o entorno que nos cerca deve ser cuidado observando estética, simetria, ergonomia, funcionalidade e sensação de bem estar aliadas a um planejamento técnico incentivando interações com linguagens do conhecimento e pesquisa e diversas possibilidades do brincar.
Assim,organizar espaços,delimitar tempos,pesquisar,contar histórias,interagir com falas e reuniões breves, mas, principalmente ouvir e respeitar o repertório que cada criança traz propiciará a criação de novos repertórios na sala de aula, a posssibilidade de se sentir contemplado num grupo e saber que aquilo que eu faço é olhado e valorizado e eu posso seguir em frente... "olha prof..."Eu pensei...Vira aquilo né?" Os rituais de Cumprimentos a todos independente de afinidades ensina as crianças que todos têm espaço de afeto,de proteção quando precisarem de colo seja por carência, desentendimentos ou por mero carinho.
Acompanhar as infâncias! Ah,é preciso ser profissional da infância!E é na qualidade da relação e do empenho técnico e afetivo que planejar estudar,brincar, rir,chorar,minimizam o cansaço e as rotinas com prazer e alegria,num ambiente amistoso e querido, num local onde todos são acolhidos e aprendem!"
Carla Ramazini Professora e Pesquisadora da Infância Especializada em Educação Infantil UFRGS POA